quarta-feira, 24 de junho de 2009

Flashes..

3-06-2009

Ao longo deste tempo vamos passando por diversas situações que inevitavelmente nos acabam por marcar, algumas registadas em fotografias, outras apenas na memória!.. e dando uso à expressão “uma imagem vale por mil palavras” deixo-vos algumas fotos, que apesar de não terem grandes histórias associadas, valem por si só!

Porque a guerra é(ra) uma realidade..




..hospital ou veterinário?!


..Mercado do peixe! Dizem que é fresquinho!.. Faço um esforço para acreditar, mas com temperatura a rondar os 30 ºC! no mínimo, desconfio do estado de conservação deste peixe em bancadas de madeira no meio da rua..


Quando a chuva se torna um problema.. porque aqui quando chove, chove a sério!




Paragem numa "área de serviço" a caminho da praia.. quando a fome aperta há que repor energias..é lindo.. só visto!!
Acabo por pensar que em Portugal chegámos ao extremo oposto, a quantidade de procedimentos de segurança necessários para cumprir a legislação chegam a cair no absurdo, mas enfim.. nem 8 nem 80!




Musseques.. um "outro mundo" às portas de Luanda..



quarta-feira, 17 de junho de 2009

O outro lado de Angola..

26-05-2009

Até agora tenho-vos mostrado o melhor que Angola tem, ou melhor dizendo, o melhor que tenho visto em Angola, pois acredito que existem muitos outros locais admiráveis por conhecer.

Tenho escrito sobre este “lado”, pois é nele que encontro a força para me manter cá.. São estes fins-de-semana que me permitem renovar o espírito e alma, das desgraças que vou vendo durante a semana.

No centro da cidade, onde me encontro, nem sempre é perceptível o tamanho da miséria que se vive neste país, escasseiam alguns bens essenciais e água e luz estão longe de ser uma constante.. no entanto a quantidade de topos de gama que circulam nas estradas e os empreendimentos megalómanos acabam por camuflar o flagelo da miséria que se vive nos arredores desta cidade.

Hoje resolvi mostrar um pouco desta realidade, não que me agrade, mas julgo ser importante para terem uma noção do que é viver em Angola.. sem dúvida um pais de contrastes..







É impressionante ver como famílias vivem nestas  condições..





..o transito aqui é assim, carros num sentido, motas e pessoas noutro!







Desta vez decidi colocar também um vídeo..




E para concluir..


..a soma do valor destes dois carrinhos ultrapassa os 230 mil euros!..e aqui fazem fila! 
Angola.. um pais de (excessivos) contrastes..



quinta-feira, 11 de junho de 2009

Voltamos sempre ao local do crime!


17-05-2009

Ainda ontem escrevia que não nos íamos “esquecer esta aventura tão cedo”, e hoje ás 9h da manhã já íamos a caminho de outra!

A emoção da viagem do dia anterior e a expectativa de conhecer novas praias acabou por ditar o destino desta viagem à mesma zona.

Mas desta vez a situação era diferente! O staff presente detinha larga experiencia em TT e não só!

Passo a apresentar:

José Sainz (primo direito do Carlos!)

- Liliana Jacinto (sobrinha mais velha da Elisabete)

João Loeb (qualquer semelhança com o Sébastien é pura coincidência!)

Rafa Schumacher (este nem precisa de apresentações, campeão indiscutível de qualquer rally lá na minha aldeia!) 

Depois da “equipa maravilha” ter efectuado o reconhecimento do terreno no dia anterior, hoje, esta equipa muito mais experiente e com o road-book actualizado realizou a viagem sem grandes percalços, tirando as 10 vezes que bati com a cabeça no tejadilho do jipe!..ossos do oficio! 




















A sensação de liberdade e a satisfação que sentimos quando partimos à descoberta compensam largamente todos os contratempos e dores de costas que podemos sentir ao regressar a casa!.. a vontade de voltar a partir é imediata..



quarta-feira, 3 de junho de 2009

Aventuras!..

16-05-2009

Confesso que há muito que não me sentia tão feliz de chegar a casa como hoje!

Depois de um dia preenchido de aventuras, algumas arriscadas ao ponto de, no auge da confusão, ficarmos sem saber se conseguiríamos regressar a casa.. pelo menos no próprio dia! Sabe-me agora bem voltar ao sossego do meu sofá!

Tudo começou quando nos lembramos de ir a uma praia selvagem que ninguém sabia exactamente onde ficava. Sem grandes preocupações fomos à descoberta, que aliás é das experiencias que mais me fascinam em Angola! 

É indescritível.. a sério..

 Bem.. mas quanto à aventura, o melhor é mesmo começar pelas fotos..





Equipa maravilha.. eu, João e Liliana! Nem preciso dizer quem é que ia conduzir!

Até aqui nada que nos preocupasse muito.. foi só mais uma preparação para o Dakar 2010! Encontrámos umas chapas de ferro, essenciais para colocar debaixo das rodas, escavámos, e voltámos a escavar, e uns 45 minutos depois estávamos prontos para seguir viagem!

O pior.. bem.. o pior foi alguns quilómetros depois.. não existe registo fotográfico, a situação era grave e não tinha cabeça para tirar fotos. Estávamos encurralados num mar de areia, em que fomos andando até o Jimmy ficar literalmente sem força e parar!

A quilómetros de qualquer estrada e sem rede nos telemóveis.. acreditem, a tensão começa a subir!

Ao sair do carro, olhámos à volta e o cenário era no mínimo desolador.. o trilho que seguimos tinha valas demasiado fundas, o Jimmy não tinha altura suficiente e foi arrastando areia até parar.. agora nem para trás nem para frente!

Com o chassi assente no chão só nos restava tirar areia.. muita areia! Os chinelos transformaram-se em pás, e a força vinha da vontade de sair dali a qualquer custo! A questão era, até onde vamos ter de escavar? Foram alguns quilómetros a andar no limite à espera de melhores trilhos.. e agora? Inversão de marcha era impossível, tínhamos duas muralhas de areia de cada lado.. a única solução era fazer o caminho de marcha atrás.. mas nenhum de nós acreditava que esta única opção fosse bem sucedida.

 Graças a Deus o Jimmy portou-se lindamente e depois de muito escavar e empurrar lá o metemos marcha-atrás rumo a melhores trilhos!

Ficaram registados alguns momentos, já com a situação controlada..



Com a praia à vista e o Jimmy com as quatro rodas (e só com as 4 rodas!) assentes na terra, estávamos prontos para o banho!..e que felicidade!






...uma aventura que não esqueceremos tão cedo!