06-05-2009
Desde que cá estou ainda não fui assaltado, pelos menos directamente, porque de forma indirecta já sofri vários assaltos! A começar pela polícia..
Quarto dia em Luanda.. paro num semáforo, até aqui tudo normal.. se não tivesse já passado o cruzamento!
Passo a explicar, em Angola existem semáforos depois dos cruzamentos, cabendo ao condutor olhar “para lá” do cruzamento, ver se existe algum semáforo e parar. Caso se pare junto a um semáforo, como vulgarmente se faz na Europa, existe forte probabilidade de já se ter passado o cruzamento!.. mas isto não é sempre assim.. é preciso conhecer!
Desta vez escapámos sem dar gasosa! Ainda hoje não sei como.. provavelmente sorte de principiante!
Já esta semana a situação foi bem diferente, estava sozinho e novamente um cruzamento, três filas ao monte no mesmo sentido e um polícia sinaleiro no meio. O Sôr Agente manda avançar a minha faixa e eu avanço! Até aqui, mais uma vez, parece-me tudo normal, mas pelos vistos não!
O Sôr Policia ao ver-me, manda-me parar no meio do cruzamento, pede-me os documentos, e sai-se com esta bela frase:
“EU VOU TÉ PASSAR UMA MULTA DAQUELAS QUÉ TÉ VAI DOER!!”
Oh égua!.. aí está ele mais um vez em grande..
Mais, ao dizer isto foi-se embora e levou-me os documentos! Bem.. sem outra solução, saí do meio do cruzamento, estacionei em cima do passeio e lá fui eu atrás do Sôr Policia para tentar “conversar” com ele. Quando finalmente consegui chegar junto dele, e sem ter tempo de dizer o que quer que fosse, entregou-me um papel (supostamente uma multa!) e disse:
“sê quiseres conversar tens dé espérar ali..” e disfarçadamente indicou-me o local.
Inacreditável! Como é que adivinhou que eu queria “conversar” com ele?..será que foi porque não me devolveu os documentos, nem mesmo depois de lhos pedir e dizer que pagava a multa! Não fosse tratar-se de um polícia e ainda pensava que estava metido nalgum “esquema”!.. mas isto com gente séria é outra coisa!
Lá fui eu para o local combinado, ainda maravilhado com aquela perspicácia.. esperei uns 15minutos, até que o homem desapareceu no meio da confusão! Aí comecei a ficar preocupado.. mas nesse instante passa um desconhecido que me diz “VEM SÓ! VEM SÓ!”
Mais umas vez sem alternativa aparente, fui atrás dele em passo apressado para o meio dumas barracas.. [nesta altura qualquer movimento suspeito poderia desencadear em mim um ataque cardíaco!]
Não sabia para onde este homem me levava, desconfiava apenas que podia ser a solução do meu problema.. e seguindo à letra os ensinamentos do meu pai, “um home nunca se atrapalha!” lá segui caminho.
Como previa levou-me ao policia, que já estava à minha espera e a contar um maço notas! Bem, vamos lá então “conversar” na mesma língua! 20.000kz? 30.000kz? ok.. 35.000kz e não se fala mais no assunto!
Obrigadinho amigo! Saudinha! ..
Com os documentos de volta, só precisava de alguém que me indicasse o caminho para poder sair dali!! Sem stress.. um dos capangas fez questão de me acompanhar.. afinal somos todos amigos! É ou não é?!
Olhe saudinha também para si!
PS: infelizmente hoje não poderia iniciar o este texto da mesma forma.. em três dias fui assaltado duas vezes à mão armada, fiquei sem dinheiro, portátil, modems, e com algum receio de andar sozinho.. mas prefiro não falar nisso, pelo menos por enquanto..
Meu querido.. ao ler as tuas aventuras, por um lado farto-me de rir com os acontecimentos insólitos que por aí se passam, mas por outro fico com o coração apertado de preocupação contigo... Vê se te cuidas e se evitas os becos. Sei que tens formação em Rambologia, mas mesmo assim todo o cuidado é pouco.
ResponderEliminarVê lá se te cuidas, se não quem vai ai dar-te uma carga de porrada sou eu...
Beijinhos grandes cheios de saudades
vai dando notícias