terça-feira, 25 de agosto de 2009

Viagem ao Congo!


É este o resultado quando se concilia uma ideia louca com uma oportunidade única!

O plano era simples.. apanhar o avião no sábado de madrugada para Cabinda, depois seguir de carro até à fronteira do Congo e a partir daí provavelmente de táxi até Pointe-Noire. Previsão de regresso.. segunda-feira de manhã, directos ao trabalho! Não é que sejamos bons em planeamento.. mas desta vez correu tudo como combinado!

Bem.. isto foi uma experiência daquelas.. nem sei por onde começar.. o que me vem imediatamente à cabeça quando penso nesta viagem são as condições de vida desta gente.. se em Angola vemos um pais de contrastes, no Congo só vemos o lado mais pobre, numa realidade que impressiona.. parecia que tinha acabado de entrar num documentário da BBC..

Por outro lado, e segundo o nosso “guia” não existe violência na cidade.. as pessoas andam à-vontade na rua, independentemente da cor! E realmente não tivemos qualquer problema.. andámos por todo lado sem sentir qualquer perigo!

O nosso guia, o Manuel, foi o taxista que nos levou da fronteira do Congo até Ponta-Negra.. aliás, veio o Manuel e o homem que nos arranjou Francos! Disponibilizaram-se para nos mostrar a cidade.. pois era a primeira vez que nos aventurávamos por estes lados.. e coisas como postos de turismo, mapas, etc não fazem parte da realidade de Ponta-Negra.

No final acabámos por contratar o Manuel para nos acompanhar nos dois dias.. ficámos com motorista particular! Mais uma vez.. impressionante a disponibilidade e simpatia desta gente..

Outro aspecto que me marcou foi a língua.. francês, ou algo idêntico.. á semelhança do português falado pela maioria dos Angolanos.. se é que me faço entender..

Foi curioso.. falar francês naquele país, que não se assemelha em nada a França, despertou em mim sensações que não consigo explicar.. principalmente num jantar junto à praia em que íamos ouvindo, ao vivo, grandes clássicos franceses.. alguns dos quais já não ouvia desde os meus tempos de infância! A interacção entre a banda e as pessoas que estavam a jantar era contagiante, ao ponto de alguns se levantarem e irem cantar para o palco!.. parecia que estava tudo ensaiado..

Bem..mas o melhor mesmo é deixar-vos com as fotos! Sim.. que por pouco perdia tudo.. quiseram-me confiscar a maquina por ter tirado fotos na fronteira.. enfim.. felizmente não passou de um susto!

Cabinda..

Tentei apanhar os crocodilos..

As praias em Cabinda estão totalmente contaminadas.. resultado da exploração de petróleo naquela zona..a cor do mar é negra!.. assustador..


Chegada á fronteira do Congo..


..é mesmo real!

Esta estação de comboios parece retirada de um filme..

TC

1 comentário:

  1. acabei de chegar de um interrail com mil sensações concentradas no "espaço emocional" mas ao ver as tuas peripécias...arrumo-me a um canto ahahah! a áfrica de facto parece ser surreal....e nós aqui só vemos as tuas fotos! continua a aproveitar as oportunidades únicas, são as melhores ;-) *

    ResponderEliminar