Desta vez o destino da viagem era o interior de Angola, direcção às cascatas de Kalandulo.. as maiores do país!
Percorremos mais de 1200km.. sendo que cerca de 300km foram em estradas de terra.. uma loucura.. atravessamos florestas, passámos por aldeias completamente isoladas e comemos pó.. muito pó!
Foi certamente a viagem que me marcou mais.. o interior de Angola é muito pobre.. não existe nada.. parece impossível sobreviver ali..
Conforme íamos passando pelas aldeias e contactando com as pessoas, fomo-nos apercebendo das enormes necessidades de quem ali vive.. tudo o que pudéssemos dar era bem vindo.. não existe rigorosamente nada!.. é aflitivo.. no meio desta sensação de incapacidade fomos distribuindo bolachas, pão e algum dinheiro..





























No fim de quase 8 horas de viajem chegámos finalmente ás cascatas.. o cenário é faboluso.. e como se não bastasse, decidimos descer até à base!









Na paragem seguinte aproveitámos para uma descida em rappel.. isto para os mais experientes!


O dia estava a chegar ao fim e nós ainda tínhamos uns longos quilómetros para fazer até à ultima paragem.. nas Pedras Negras!
Já era noite cerrada quando chegámos.. dividimos a equipa e enquanto uns foram à lenha outros montaram a tenda! A sensação de acampar no meio de África é algo que não consigo descrever.. e que até à bem pouco tempo, para mim, era.. impensável!



No dia seguinte.. era esta a paisagem que nos esperava!









..e mais uma longa viagem de regresso! optámos por seguir outra estrada.. mas fomos dar a mais do mesmo.. terra.. e muito pó! Foram quilómetros a fio com visibilidade praticamente nula, tal era o pó levantado pelos carros e camiões que iam circulando.. cheguei mesmo a ter de parar no meio da estrada por não conseguir ver um palmo á frente!..



Sem comentários:
Enviar um comentário